quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dedique tempo à sua rosa!

Antes de qualquer coisa, quero pedir desculpas pelo longo tempo em que estive ausente do blog. Um tempo de silêncio mesmo, onde muitas coisas boas e outras nem tanto, aconteceram. Tempo necessário para perceber o quanto escrever é algo que me faz bem, me inspira e me ajuda a prosseguir. Ouvi dia desses de um amigo muito querido, que ele  gosta daquilo que escrevo. Só isso já é motivo suficiente para continuar, já que assim uno o útil ao agradável.Hoje, revendo vários rascunhos que havia feito, percebi que todos eles tinham uma ligação entre si e resolvi condensá-los.Espero que gostem.



Quando o assunto é inteligência no reino animal, nós seres humanos estamos no topo da pirâmide. Apesar de que, há controvérsias, quando pensamos no monte de bobagens que fazemos como destruir o meio ambiente, causar guerras e a violência assustadora que vemos ultimamente. Assisti a um vídeo no youtube de um polvo que após ser colocado dentro de um vidro fechado com uma tampa de rosca, consegue sair do mesmo, após alguns poucos minutos.

Quando vi o vídeo, a primeira coisa que me veio à mente foi: nossa capacidade de lidar com problemas.

Existem pessoas que ao lidar com um problema, simplesmente travam, não conseguem resolver, não conseguem sequer enxergar uma esperança de aquilo possa ser resolvido. Outras, se desesperam, metem os pés pelas mãos e acabam criando um problema maior ainda. Agora, existe aquelas que são como o polvo, diante de um obstáculo, primeiro analisam a situação, criam um plano e só depois o executam. Lógico, que com a rapidez com que tudo acontece, esse processo, acontece de forma até imperceptível. Mas essas pessoas, são aquelas para as quais a gente costuma olhar e dizer: "Puxa, como a pessoa saiu dessa?" E mais ainda, "como conseguiu superar isso de cabeça erguida?"

Hoje li uma matéria que conta a história de uma jornalista portuguesa, radicada em BH e seus desafios para conseguir a cura de um câncer de mama. Ali ela relata que os momentos de maior crescimento e aprendizado da vida dela, com certeza foram durante a busca pela cura,ou seja durante o tratamento. 

A lição que podemos tirar dessa e de tantas outras histórias de superação que ouvimos todos os dias, é que a vida é curta, tem problemas e na maioria das vezes, os mais graves nos pegam de surpresa. Então, o melhor a se fazer é enfrentá-los, assim a solução, mesmo não sendo aquela que a gente espera, vai ser mais bem aceita. E ainda, quando você encara o problema, consegue enxergar nele mesmo a solução, pois passa a conhecê-lo.Isso é inteligencia emocional: usar aquilo que aparenta ser sua derrota, como forma de superação.

Nesses momentos, a gente aprende que precisa se conhecer mais, se cuidar mais e ainda que a vida é muito curta para ser desperdiçada com ressentimentos, mágoas e outros sentimentos que só fazem mal a nós mesmos.

Tenho tentado fazer isso, me conhecer mais, a forma como reajo diante de certas situações que me causam medo, raiva, rancor e tenho percebido, que quando me policio, mesmo não gostando de algo, consigo agir de forma que não me deixo ferir por aquilo, não carrego comigo. Aconteceu ali, naquele momento, não precisa ser levado como um fardo que eu vou ter que carregar para o resto da vida.




Li em um livro da também jornalista Leila Ferreira, que tem gente que vem ao mundo de caminhão, porque carrega tudo com eles, outros vêm de bicicleta. Eu, ultimamente, tenho tentado aprender a andar de bicicleta pela vida. To tentando deixar para trás, um passado que insiste em me rodear e seguir apenas com aquilo que ficou de aprendizado. E assim encerro aqui mais esse post com uma frase que gosto muito:


Foi o tempo que dedicastes à tua rosa que fez tua rosa tão importante"Antoine de Saint-Exupéry.


Dedique tempo à sua rosa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário