terça-feira, 23 de outubro de 2012

A vida tem trilha sonora



Isso é fato. Não importa o seu estilo musical, se você gosta de rock, música clássica, pagode, funk ou sertanejo. A música tem o poder de tocar o sentimento humano e marcar acontecimentos na nossa vida. Pode provocar excitação,entusiasmo, revolta, relaxamento,tristeza e lembranças. Sem contar o importante papel da música em difundir e perpetuar crenças, formar opinião e ditar comportamentos. Quem não se lembra das músicas da época da ditadura no Brasil, tantas canções belíssimas que foram escritas na época e sufocadas muitas vezes pela censura.A história da humanidade é marcada por música e acredito que a vida de cada indivíduo particularmente também. Eu amo música, mas não posso arriscar dizer que tenho um estilo musical favorito, porque ouço música de acordo com aquilo que estou vivendo no momento. Muitas vezes acontece que do nada me lembro de determinada música, com a facilidade que a internet nos proporciona, vou lá busco a música e me delicio. Acontece também de ouvir uma música e automaticamente me lembrar de alguém especificamente, de uma época ou situação.Quem nunca se pegou associando um momento vivido a uma música? Isso é muito bom. Por mais que você não tenha mais aquela pessoa ao seu lado, a música nos dá o poder de relembrar momentos vividos ali com aquela pessoa e como diz o ditado "recordar é viver". Tenho muitas músicas assim.Não consigo ouvi-las  sem que me lembre de amigos de infância, adolescência, de parentes que já se foram, de épocas em que passava por momentos difíceis e consegui superá-los... Minha infância por exemplo foi marcada pelas músicas do Balão Mágico. Já minha adolescência tem uma trilha sonora variadíssima.Nessa época muitas músicas me marcaram e todas elas estão associadas a alguns amigos Roxette - Listen to your heart, Toto Africa , Legião Urbana - Pais e filhos.Foram tantas que nem ouso colocar todas aqui para não me tornar cansativa. Mas enfim, quero aqui deixar registrado que a música tem um poder de reflexão na minha vida. Quando não ouço aquilo que quero, quando não encontro nos livros aquilo que preciso só  resta uma última alternativa: Aquilo que necessito,está com certeza em alguma canção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário